Akle Abraço


Desde já meu muito obrigado por visitar meu blog. Forte abraço, e volte sempre.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O JESUITA DANÇARINO - PADRE

Há mais de 450 anos, Inácio de Loyola, para alegrar um de seus enfermos, dançou para ele uma dança da cultura espanhola. Foi a maneira que o santo fundador da Companhia encontrou para mostrar que Deus é louvado em todas as coisas, também nas expressões artístico-culturais como a dança, onde o corpo se transforma em sacramento de comunicação do Belo.

Nascido em 1965, o indiano P. Saju George, da Província de Kolkata, é dançarino profissional. Sua tese de doutorado, orientada pelo jesuíta Amalladass, fala das raízes religiosas da dança indiana. Padre Saju explica: a dança clássica indiana brota da herança religioso-filosófica da Índia. Compreende o corpo e a alma e se considera como uma forma de oração. A tradição mais antiga afirma que a dança é o caminho de salvação (sadhana). Na dança, a alma deseja e busca unir-se com a alma universal.
A dança exige do dançarino um grande domínio do corpo, seja no ballet ocidental, seja na dança clássica indiana. Mas o dançarino indiano precisa,também, dominar a técnica da mímica, ser capaz de refletir em seu rosto as emoções transmitidas pela tradição. Deve execultar dezenas de gestos com as mãos, comunicar relatos através de expressões faciais, posturas, gestos estilizados e convencionais. O repertório do padre Saju inclui temas como Pai Nosso, a Santíssima Trindade, Cristo Ressuscitado, a Virgem Maria, Jesus que cura, os Salmos.
O dançarino convida o expectador a experimentar emoções de alegria, de dor, de desejo, podendo levá-lo a um modo de existência universal e transcendente, associado com mística. Na Índia quase todas as formas artísticas têm origem sagrada. Na tradição indiana, as artes teatrais são essencialmente religiosas e se fundem no hinduísmo, onde a arte é considerada expressão da Beleza Interior ou do Divino nos humanos.
Padre Saju se inspira no exemplo dos primeiros jesuítas que desenvolveram a arte do ballet clássico na corte de Luiz XIV. O padre jesuíta Claude-François Menestrier (1631-1705) escreveu uma das primeiras histórias do ballet: ele e outros jesuítas contribuíram a técnica e teoria da dança e alguns dançaram com temas espirituais e morais.
Saju cultivou a vocação à dana e ao sacerdócio na sua família. Enquanto os pais o iniciaram no caminho da fé, sua irmã dançarina guiou nos primeiros passos da dança. Para o padre Saju jamais houve dicotomia alguma entre sacerdócio e dança.
Mas alguns poderiam perguntar: como pode um sacerdote católico expressar sua fé em Cristo através de uma forma artística como a dança? Diz o padre Saju que a dança é um meio universal de expressão. Cada vez que danço me sinto convidado a entrar, respeitosamente, na experiência dos seguidores de outras crenças, em particular das  indianas. Isso enriquece a minha própria experiência de fé. Jesus Cristo é o Deus-Homem que se esvaziou totalmente por amor aos demais. Como companheiro de Jesus, me sinto chamado a dançar aos menos favorecidos e menos queridos, em suas diferentes maneiras de perceber e adorar a divindade em suas diversas manifestações.
Para o padre Saju, esta missão encontra dois espaces principais de expressão: muitas vezes ele dana para o público em geral, mas igualmente em igrejas, durante as liturgias. E ele conclui: Qualquer que seja o lugar, qualquer que seja o público, quando dança um jesuíta, ele glorifica o Deus Trindade que habita em nosso corpo.
In: JESUÍTAS – ANUARIO DE LA COMPAÑIA DE JESUS/2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário