Akle Abraço


Desde já meu muito obrigado por visitar meu blog. Forte abraço, e volte sempre.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vocação, Jovem Deus te chama...




“É necessário cuidar da vida espiritual dos jovens”

CIDADE DO VATICANO – Uma ação missionária mais incisiva traz como fruto precioso, junto ao fortalecimento da vida cristã em geral, o aumento das vocações de especial consagração.

Isso é o que afirma o Papa Bento XVI em sua mensagem ao Congresso Continental Latino-Americano sobre Vocações.

No texto, e em relação com a mensagem conclusiva da Assembleia de Aparecida, o Papa afirma que “a abundância de vocações é um sinal eloquente de vitalidade eclesial, assim como da forte vivência da fé por parte de todos os membros do Povo de Deus”.

A Igreja, explica o Papa, “no mais íntimo do seu ser, tem uma dimensão vocacional”. Portanto, “a vida cristã participa também dessa mesma dimensão vocacional que caracteriza a Igreja”.

“Na alma de cada cristão, ressoa sempre novamente aquele ‘segue-me’ de Jesus aos apóstolos, que transformou para sempre suas vidas”, sublinha.

Por outro lado, recordando o convite à grande missão continental, lançado na Assembleia de Aparecida, acrescenta que esta tarefa “requer um número cada vez maior de pessoas que respondam generosamente ao chamado de Deus e se entreguem completamente à causa do Evangelho”.

Vida espiritual

Dentro dos fatores que levam ao despertar de uma vocação, o Papa indica especialmente o cuidado da vida espiritual, precisamente porque “a vocação não é fruto de nenhum projeto humano ou de uma hábil estratégia administrativa”.

Pelo contrário, trata-se de “uma iniciativa misteriosa e inefável do Senhor, que entra na vida de uma pessoa cativando-a com a beleza do seu amor e suscitando, por conseguinte, uma entrega total e definitiva a esse amor divino”.

Por isso, o Papa recorda aos bispos latino-americanos que “é preciso ter sempre presente a primazia da vida do espírito como base de toda programação pastoral”.

“É necessário oferecer às jovens gerações a possibilidade de abrir seus corações a uma realidade maior: Cristo, o único que pode dar sentido e plenitude às suas vidas.”

“O testemunho fiel e alegre da própria vocação foi e é um meio privilegiado para despertar em tantos jovens o desejo de seguir os passos de Cristo. E, junto a isso, a valentia de propor-lhes com delicadeza e respeito a possibilidade de que Deus também pode chamá-los.”

Além disso, acrescenta a pastoral vocacional “deve estar plenamente inserida no conjunto da pastoral geral, com uma presença capilar em todos os âmbitos pastorais concretos”.

“A experiência nos ensina que, onde há uma boa planificação e uma prática constante da pastoral vocacional, não faltam vocações. Deus é generoso, e igualmente generoso deveria ser o empenho pastoral vocacional em todas as igrejas particulares”, conclui

Nenhum comentário:

Postar um comentário